PSB Inclusão
O caminho da articulação do Segmento da Pessoa com Deficiência (PDC) foi impulsionado, a partir de 2017, no Movimento Popular Socialista (MPS) liderado pelo Secretário Acilino Ribeiro, quando se empunhou a bandeira da PCD. A iniciativa foi inspirada na luta de vida e militância de Luciana Trindade Macedo, em articulação com seus pares e apoiadores e a partir daí, se iniciou a organização dos respectivos núcleos de base.
Embora previsto no Estatuto, durante esse período o Segmento ainda não estava organizado. Por outro lado, os outros cinco Segmentos – Mulheres, Negritude, Juventude, Movimento Sindical e Movimento Popular – já estavam dotados de uma estrutura de Secretaria Nacional.
O problema inicial era como contactar as pessoas com deficiência já filiadas ao PSB, uma vez que a Ficha de Filiação Partidária não tinha a pergunta “se você é Pessoa com deficiência? E Qual o tipo de deficiência?
COMO SURGIU?
Em outubro de 2018, ainda como Núcleo de base do MPS, foi construído e divulgado o Cadastro dos militantes das pessoas com deficiência, realizado pela plataforma Google Forms, como iniciativa de identificar e articular o Segmento PSB Inclusão, – assim denominado. Nessa etapa inicial não foi possível reconhecer a pluralidade das deficiências: visual, intelectual,
física, auditiva e múltipla, embora seja um dos nossos compromissos abordar a representação com suas especificidades sempre que possível.
Para participar do PSB Inclusão a pessoa filiada passa por duas etapas: uma conversa de orientação e o preenchimento do cadastro.
Esse foi um passo fundamental: nos identificarmos e nos conectarmos, dando vida e estrutura ao Órgão de Representação da Pessoa com deficiência, passo importante na luta pela inclusão.
PSB Minas Gerais
31 3586-5179
contato@psb40mg.org.br